Pages

segunda-feira, 23 de abril de 2012

GRAFITE DE PORTA ENTREVISTA - BRUNO "SUKIT" BASQUETE DE RUA EM MARINGÁ

Grafite de Porta traz hoje entrevista com Bruno Sukit, jogador de strret ball conhecido em Maringá.
O Basquete de rua vem crescendo na cidade e tem tudo haver com o blog, grafite, hip hop além de ser um esporte pouco divulgado na cidade!
Não deixa de ser uma arte o que esses meninos fazem com uma bola de basquete nas mãos!
Parabéns e que o esporte em Maringá continue sendo levado a sério, sempre em frente e sempre buscando por ajuda de nossa secretaria de Esportes, que no caso do basquete nada fez!

STREET BALL - BASQUETE DE RUA


O street ball, traduzido para o português como basquete de rua, surgiu nos Estados Unidos como uma variação do jogo praticado nas quadras. Com regras e uma cultura própria, a modalidade logo se espalhou pelo país. Fonte: clique aqui



-Bruno, Sukit te conheço a mais ou menos uns 5 anos, estudamos juntos e desde essa época, meados de 2006 você já jogava basquete.
Se você analisar 6 anos de basquete de rua, de 2006 para 2012 quais são as principais mudanças que você consegue destacar? O esporte cresceu na cidade?

A grande mudança é o próprio crescimento, esse é o ponto positivo, pois quanto mais pessoas envolvidas, sempre há mais idéias novas, cada pessoa tem uma maneira de viver, e isso é diferencial, todos tem um tipo de jogo diferente, assim como o próprio pensamento, cada um pensa de uma forma, e unindo isso de forma adequada, se dá o crescimento.

- Esportes como o basquete de rua, são muito ligados pela sociedade em geral a marginalidade, ainda existe essa visão social de que o jogador de basquete street é um marginal?

Acho que a sociedade classifica as pessoas ou o que quer que seja, por “valores”. Hoje em dia esses “valores” são em vista de muitos, um status social, como por exemplo, se uma pessoa tem ALGO de valor (carro, casa...) ele é visto como uma pessoa “BOA”, ou seja, as pessoas não valorizam o que a pessoa é, seu caráter seu modo de pensar, agir, viver, mais sim pelo que ela “possui”.
Existe sim pessoas que vêem atletas como marginais, mais isso é simplesmente um método de julgamento que as pessoas não sabem lidar, pessoas que não tiveram um crescimento pessoal,  e são manipulados para viverem do jeito que o “sistema” estabelece, e não da forma que você é.

- Em Maringá, quais são os principais lugares que permitem que os jogos de basquete possam acontecer? Falta estrutura na cidade? Seu grupo de amigos jogadores, faz algo em relação a isso, do tipo buscar junto a secretaria de esportes da cidade projetos para reforma de quadras, verbas para incentivos de eventos ou o incentivo, aparece somente de particulares na forma de patrocínio?

Eu atualmente jogo na Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois é um lugar onde tenho conhecidos que jogam, e é aberto para qualquer um que queira praticar, tem também a praça Zumbi dos Palmares (Banks) mais já não é tão freqüentada como a UEM.
Sim, conheço pessoas que já foram atrás da secretaria de esportes, pessoas que vivem correndo atrás de uma melhoria para o esporte, mais sempre na maior parte delas, os esforços são em vão. Muitos atletas, assim como eu, nos auto-sustentamos no basquete, não temos uma ajuda, ou algo que nos incentive.

- Como é o relacionamento das autoridades com os jogadores? Tudo ocorre de forma pacífica?

Sim, não há o porquê haver conflito, pois autoridades estão aqui, para nos ajudar. Mas nem sempre eles o fazem.

- Vemos muitas vezes na TV projetos sociais que ajudam a tirar crianças das ruas, drogas e dar um rumo através do esporte, o basquete street tem algum projeto desde?

Sim, há sempre algum evento, ou apresentação voltada a trazer mais e mais crianças, jovens e adultos a praticar o esporte, e valorizar o que mais temos de VALOR, que é o nosso corpo.

-Quais são as regras de um jogo de basquete street? Ele pode ocorrer na forma 3x3 2x2, como funciona?

O streetball é destacado por ser mais “livre” que o basquete, suas regras são mais maleáveis, pode ser até de 1x1 até 5x5, as regras são sempre estabelecidas pelos próprios praticantes.
Todos entram num senso e assim pode-se começar a partida.

-Você trabalha, estuda e joga basquete, ainda é como o futebol do final de semana ou passa por sua cabeça tornar o esporte um trabalho? 

Não, já não é mais como uma “pelada” de final de semana. Já tentei fazer como se fosse um trabalho também, mas o basquete pra mim, é como uma  terapia, uma alimentação, se eu fico sem, eu fico MAL, hahahaha até parece piada, mais é simples, é como um jeito de viver, ou seja ou eu vivo, ou eu fico sem viver.

- O esporte exige todo um preparo em relação a vestimenta, tênis etc... Por ser um esporte muito praticado nos Estados Unidos acredito que tudo tenha um custo elevado aqui no Brasil, é fácil encontrar os apetrechos que um jogador irá necessitar ou o mercado ainda carece deste tipos de lojas?

É realmente no Brasil isso é um grande problema. Além de não encontrarmos com facilidade os produtos tem um valor extremamente absurdo, que as vezes chega a passar 300% do valor normal. E a grande razão pra isso é o fanatismo em outros esportes, como futebol, sabemos que Brasil é o pais do futebol, até eu já joguei, e acho um esporte SHOW de bola, mais hoje em dia o que está movendo isso, já não é o show dado em campo, e sim o “mercado futebolístico”. Pode-se ir à casa de artigos esportivos, e encontrar apenas produtos de futebol, pois é o que dá dinheiro.

- Para quem quiser começar a jogar street, assistir aos jogos, onde pode encontrar em Maringá?

Olha pra começar basta a vontade, eu quando comecei, batia bola dentro do meu quarto, um espaço NADA comparado com uma quadra HAHAHAHAHA, Tem a quadra da UEM, que nas terças e quintas o basquete tem um horário, das 20h00min as 22h00min. Há também jogos do time do Maringá freqüentemente no Chico Neto, e quanto mais as pessoas vão participando mais  lugares pra praticar, mais praticantes irão ser fáceis de se encontrar.

Obrigado pela entrevista, Grafite de Porta estará presente nos próximos eventos!

Quer saber mais sobre o esporte em Maringá? clique aqui - Maringá Sports blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário