Pages

quinta-feira, 21 de junho de 2012

LEITURAS AO VENTO

Ler, faz sonhar, torna pessoas mais interessantes, mais humanas e consequentemente mais cultas.
O brasileiro em geral é um povo que não gosta muito de ler, aposto que muitos nem estão lendo a esta postagem, só irão ver as fotos... não estou aqui para mudar ninguém, portanto, vamos direto ao assunto.

LEITURAS AO VENTO


Leituras ao Vento é projeto idealizado e criado em família, traz a leitura a jovens de Maringá e região, independendo de crença, classe ou cor.
O projeto vai até onde algumas bibliotecas não consegue ir e leva sonhos em livros por onde passa.
Através de uma conversa rápida com Wagner, idealizador do projeto, trago a vocês um pouco a respeito. Confira:

"O Leituras ao Vento é um Projeto de incentivo à leitura para crianças e adolescentes, que funciona preferencialmente ao ar livre. Nós levamos para os gramados das praças livros infantis e juvenis, que penduramos em varais esticados entre as árvores. Também espalhamos esteiras de nylon pela grama e alguns baús cheios de livros. Recebemos então crianças e jovens, seus familiares e amigos e todas as pessoas que apreciam a literatura infantil e juvenil, disponibilizando os livros, dando sugestões de leitura, falando sobre o Projeto e contando histórias tendo o livro como parceiro.



Acreditamos nos princípios da radicalidade da inclusão e da liberdade total de leitura. Isso significa uma relação da pessoa com o livro diferente, por exemplo, da que vemos nas bibliotecas e em casa.
Não tratamos o livro como algo sagrado e que deve ser venerado, quase intocável; pelo contrário, o livro é para nós um objeto lúdico, um companheiro de diálogo, com quem podemos brincar e conversar, exercitando a imaginação e a criatividade, e servindo também como intermediário na relação com outras pessoas, recuperando o sentido de comunidade que o contar histórias ajuda a fortalecer. Portanto, se você ver um grupo de crianças e jovens lendo, conversando, indagando e lidando livremente com o livro, você estará presenciando o espírito do Leituras ao Vento!



O projeto é independente?

No começo éramos só eu (Wagner), Maristela e nossa filha Adah. Hoje temos o apoio do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente) da UEM e do MNMMR (Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, regional de Maringá). Agora também visitamos instituições, escolas e atuamos na área cultural, fazendo lançamentos de livros, organizando exposições e tudo que tenha relação com a participação de crianças e jovens.


Visite o nosso blog, veja as fotos dos eventos que participamos e leia os relatórios!

Um abraço! Wagner e Maristela."

Acesse ao blog do Leituras Vento: clique aqui.
Facebook: clique aqui.

*Fotos, Facebook do projeto.

Agradeço ao Wagner por ter concedido o bate papo, e parabenizo o mesmo, juntamento com sua esposa e filha por um projeto tão belo e que só acrescenta por onde passa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário