Pages

quarta-feira, 9 de maio de 2012

9º Festival de Cinema de Maringá!

9º Festival de Cinema de Maringá.



"Personagem Jeca Tatu, uma das obras de Amácio Mazzaropi, que era campeão de público nos cinemas brasileiros"

Conforme prometido, recebi hoje um email do Sr. Osvaldo Sigles Jr. contendo o texto abaixo e a lista de filmes.

Confira programação de filmes que farão parte da Mostra competitiva

"Os organizadores do 9º Festival de Cinema de Maringá, que será realizado entre os dias 4 e 11 de junho, divulgaram nesta semana a lista dos filmes que farão parte da programação da mostra competitiva deste ano. Depois de encerradas as inscrições, no dia 14 de abril, começaram os trabalhos de seleção das obras inscritas. Para esta edição o Festival recebeu um recorde de filmes, foram 456 obras audiovisuais, entre curtas e longas-metragens inscritos, nos gêneros ficção, documentários, animação e experimental.
Devido ao grande número de obras, foi necessário ampliar o número de integrantes da comissão de pré-seleção. Eles avaliaram a qualidade técnica dos filmes, relevância e atribuíram uma nota pessoal. Fizeram parte desta comissão a atriz e técnica em assuntos culturais da UEM, Laura Chaves; a artista plástica e coordenadora do curso de artes visuais da UEM, Deborah Kemmer; o publicitário Dinor Chagas, os jornalistas Marcelo Bulgarelli; Angelo Rigon e Osvaldo Sigles; o professor psicólogo da UEM, Fábio Lopes; a membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos, Cibele Chacon; a pintora e professora de linguagem visual na extensão da UEM, Tânia Machado e o ator e bonequeiro,  Sandro Maranho.
A qualidade dos filmes é outro detalhe que chama a atenção dos organizadores. “Temos filmes inscritos que foram premiados em outros importantes festivais no Brasil, bem como em festivais internacionais, e isso aumenta ainda mais a qualidade do nosso festival”, comemora de Canti.
Além da mostra competitiva, o Festival de Cinema de Maringá, apresentará uma seleção de filmes do cineasta e ator brasileiro Amácio Mazzaropi, ou apenas Mazzaropi.  Serão quatro filmes do consagrado artista que desde a década de 50 até o final da década de 70 lotava as salas de cinema do país e em Maringá. Também será realizada uma exposição de cartazes das obras produzidas por Mazzaropi de fotos dos “sets” das filmagens.
Se estivesse vivo, o cineasta e ator, que morreu em junho de 1981, completaria 100 anos de vida em 2012. “Esta é uma maneira também de homenagearmos este genial artista, referendando o cinema caipira brasileiro”, finaliza de Canti.
O Festival de Cinema de Maringá conta com o patrocínio âncora da Viapar, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura e da Copel (via Lei Rouanet), companhia de Energia Elétrica do Paraná, através do Edital do Conta Cultura 2ª edição da SEEC/PR – Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, e apoio cultural do Ministério da Cultura, - MinC, da Secretaria do Audiovisual – SAV e do Conselho Nacional de Incentivo a Cultura – CNIC, Maringá Convention Visitours e Região, Hotel Cidade Verde, Sol Propaganda, Nilson Rabelo Produções, Prefeitura de Maringá, através da SEMUC, Secretaria de Cultura de Maringá, Setran e Secretaria de Meio Ambiente, Decision, Valtrac, O Diário, CBN, Maringá FM, TV Clipping, Mix FM, KM Comex e Click do Gato."


A lista de filme pode ser acessada clicando aqui

Agradeço a Osvaldo por prontamente ter respondido meu email.

Acompanhe o evento: clique aqui.


Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário