Pages

terça-feira, 22 de maio de 2012

GRAFITE DE PORTA ENTREVISA - INGAZEIRO MARACATU.

A cultura musical,artística no Brasil é pouco divulgada. Divulgamos escândalos todos os dias, políticos corruptos, empresas fantasmas, mas esquecemos na maioria das vezes quão ricos somo em relação a nossa própria cultura.
Acredito que falta um patriotismo, uma dose de ufanismo em cada casa.
O resgate que o Maracatu faz de uma forma ou de outra de cultura ameríndia, negra e africana do Brasil contribui e nos engrandece.
Hoje Grafite de Porta bate um papo com João Guilherme Furlan do grupo Ingazeiro Maracatu de Maringá Paraná.



- O Maracatu traz um pouco de tudo, passos de frevo, alegria de carnaval, para que não conhece, poderia nos expor um pouco do que é Maracatu?


Bom, apesar do Maracatu exprimir muita “alegria de carnaval” misturando música e dança, na verdade existe muito sangue por trás disso tudo, o Maracatu é uma forma de resistência da cultura negra, um subterfúgio encontrado pelos negros para poderem levar sua religião ás ruas, e muita gente morreu pra podermos fazer isso hoje, a macumba de rua!

- Como surgiu a idéia de criar um grupo de maracatu em uma cidade como Maringá?

Bem, a idéia surgiu a partir de um grupo de amigos, 10 pessoas pra ser mais exato, estudantes da UEM dos quais alguns ainda estão presentes no Ingazeiro, buscamos uma referência no grupo Semente de Angola, de Londrina, que nos ajudou muito no início e inclusive fomos batizados com o nome Ingazeiro pelo nosso padrinho e ex batuqueiro do Semente de Angola, Rafael Pereira Poujo, e não podemos deixar de citar a importante ajuda da gestão Movimente-se do DCE da UEM, que foi de fundamental ajuda para nossa estrutura, realizávamos oficinas com os Batuqueiros de Londrina e juntávamos nosso dinheirinho para ir comprando os instrumentos, como fazemos até hoje.



- Maracatu tem uma forte ligação com o Candomblé.
Se pesquisarmos encontramos vários grupos de Nações Maracatu, cada qual com suas peculiaridades. Ingazeiro Maracatu possui uma identidade própria?

Sim, temos uma ligação muito próxima com o terreiro de candomblé da Mãe Lourdes (Iá Sandiá) em Maringá, e nosso Orixá Patrono é Iansã, por isso as cores do Ingazeiro são Verde e Rosa; estamos sempre buscando os fundamentos do Maracatu no Candomblé, no meu ponto de vista é impossível desvencilharmos uma coisa da outra.

- Existe algum preconceito em relação ao Maracatu? Muitas vezes por falta de informações, ligamos as religiões africanas como o Candomblé a macumba, oferendas, ligações com o demônio, trabalhos etc é comum esta relação quando o assunto é Maracatu?

Sim, volta e meia esse tipo de pré-conceito surge sim, no entanto em Maringá ainda não se tem muito a idéia exata do que é Maracatu, então por muitas vezes as pessoas acabam vendo como um grupo percussivo mesmo, como uma escola de samba por assim dizer, no entanto estamos batalhando pra que esse pré-conceito seja despertado nas pessoas mesmo, por que a partir disso poderemos expor que realmente existe a ligação religiosa, não individual mas sim coletiva, do Ingazeiro, não temos medo e nem vergonha disso, muito pelo contrário, temos orgulho! Gostaria de deixar bem claro que não somos uma “seita” ou algo parecido (risos), o Candomblé surgiu em nosso caminho como uma coisa maravilhosa e fundamental para nossa existência essencial, no entanto a grande maioria das pessoas não tem uma ligação concreta com o Candomblé, cada um preserva sua religiosidade da maneira que bem entender, tendo em vista que temos conhecimento do que estamos fazendo para conseguirmos um “pouquinho” de respeito, nos reunimos ali para conversar, sorrir, estudarmos e exercitar nossa parte musical!!!


- O ensino relacionado à música nas escolas primárias do Brasil é um assunto pouco debatido, bem como o ensino de história, incentivo a cultura. Na grande maioria das vezes são vistas como matérias secundárias, até mesmo desnecessárias em casos extremos. Acredita que se ocorresse uma maior difusão, um pouco mais de esclarecimentos teríamos hoje mais jovens interessados em aprender a tocar um instrumento musical, aprender sobre novas culturas e o preconceito deixaria de existir?

Sem dúvida, não podemos deixar em segundo plano a cultura nunca, isso seria uma revolução na educação, uma formação mais humana, realista e benéfica socialmente dizendo. Infelizmente encontramos muitas barreiras para a realização de projetos como esses, mas tem muita gente fazendo sua parte por fora, tentando furar esse sistema que nos oprime todos os dias, a batalha é longa e estamos aí....(risos)!


- O que você sente quando está tocando, dançando, se apresentando?

(Risos)......isso é muito curioso, pois a música ela tem uma característica muito peculiar, no caso do Maracatu, por ser uma musica muito “forte” por assim dizer, mexe com todo seu corpo e mente, no caso do Ingazeiro particularmente, sinto uma alegria muito grande em poder dividir aquilo que de certa forma é passado no olhar de cada indivíduo que está tocando, por sermos muito unidos e amigos e por termos todos muito respeito e fundamento no que estamos fazendo, sabendo que estamos ali não só por um momento de diversão e distração, mas também com toda a responsabilidade de “reproduzirmos” aquilo que a muito custo e sangue foi conquistado, sinto uma satisfação enorme e um êxtase tremendo em saber tudo isso!

- Pode nos adiantar alguma novidade do grupo Ingazeiro Maracatu?

Sim, em meados do mês de Julho de 2012 estaremos realizando uma oficina em parceria com o Grupo Semente de Angola (Londrina) e Maracatu Itá (Curitiba) trazendo o Batuqueiro Rumenig Dantas de Recife da Nação de Maracatu Porto Rico, e essa oficina é aberta a todos que quiserem participar e ter um contato mais real e mais próximo com Maracatu, logo daremos mais informações!!!

- Em Maringá a cultura é um assunto pouco debatido, as verbas são escassas para grupos independentes. Já existiu, ou existe algum apoio da secretaria de cultura de Maringá em relação ao grupo Ingazeiro de Maracatu? Muitos artistas reclamam também da falta de espaço para a realização de eventos, quais são as maiores necessidades, hoje do grupo?

É, realmente a cultura em Maringá é um assunto muito escasso e pouco debatido, nunca existiu um apoio financeiro para o Ingazeiro, nem da prefeitura e nem da universidade, nos auto-financiamos desde o início. Quanto as maiores necessidades do Ingazeiro hoje, acredito que seria um apoio financeiro mesmo1
 Quanto ao espaço, podemos dizer que temos um “certo” privilégio em termos um espaço na Universidade, no entanto nem sempre somos bem recebidos lá dentro, nem o Ingazeiro e nem outra manifestação artística oriunda de estudantes, volta e meia sinais de repressão são evidentes, eu particularmente fico decepcionado em ver tanta patifaria nesta cidade, uma hipocrisia sem tamanho e uma politicagem suja e podre; por outro lado me alegra muito ver que não estamos sozinhos na luta, existe muita gente na resistência ainda viva!



-Agradeço a oportunidade, agradeço também ao grupo Ingazeiro Maracatu por sempre serem abertos a novos admiradores, ao blog grafite de porta e principalmente por proporcionarem aos seus espectadores uma apresentação incrível, empolgante, cheia de ginga!


Opa, nós é que temos muito a agradecer a vocês, em particular Augusto Menin, pelo interesse e pelo convite a essa entrevista para o Blog Grafite de Porta, isso nos da força para continuar fazendo isso que fazemos com muita dedicação e amor que é Maracatu, nos mostra que estamos conseguindo atingir vocês com nosso batuque! 

Gostaria de mandar um agradecimento em especial a nossa querida Mãe de Santo Dona Lourdes de Iansã que está sempre nos ajudando no que precisamos e nos protegendo com seu AXÉ,
Um agradecimento em especial a Rafael Pereira Poujo (nosso padrinho), a Miguel Matoso (batuqueiro do grupo Semente de Angola), mlk doido que tá no corre monstro, a todo o Grupo Semente de Angola que sempre foi nosso irmão mais velho!

Agradecer a Rumenig Dantas, nosso amigo e parceiro irmão, Contra - Mestre da Nação de Maracatu Porto Rico!

E um agradecimento mais do que especial o todos meus queridos amigos e batuqueiros do Ingazeiro, as meninas e os mlk doido do baque virado!!!!!!

E fazer um convite o todos que tiverem interesse em participar tanto do grupo como das oficinas, e você nunca cantou ou tocou nada na vida, não importa, estamos todos pra aprender ali, realizamos ensaios todos os Domingos  às  15:00hs em frente ao DCE da UEM aberto a TODOS!!!!Compareçam para embelezar e aumentar nosso Ingazeiro, BELEZA!?
Peço que deixe o contato para quem quiser fazer parte do grupo Ingazeiro Maracatu de Maringá ou assistir aos ensaios, apresentações ou apenas conhecer mais sobre a empolgante e bela dança, cultura, espiritualidade e ginga que o Maracatu tem. Divulgue também a agenda de eventos em que o grupo Ingazeiro estará presente. E o blog!
Obrigado.



Conheça mais:
Facebook
Email
Blog

Agradeço ao Ingazeiro Maracatu e ao João por ter concedido este bate papo!
* Fotos do Facebook do Ingazeiro Maracatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário